Buscar
  • Holy Raps

HHMC: Profetizando pelas praças da Grande Vitória

Atualizado: 22 de Ago de 2019

Projeto idealizado pelo grupo Sacerdotes da Luz existe desde o ano de 2014 e já passou por Cariacica, Vila Velha e Vitória

Por Camila Alomba



Jonathas Pereira é o líder dos Sacerdotes da Luz e idealizador do HHMC (Foto: Divulga Gospel)

Pregar o Evangelho de Cristo através do rap nas praças da Grande Vitória. Esse é o objetivo do projeto Hip-Hop Missionário de Cristo (HHMC), idealizado pelo grupo Sacerdotes da Luz. A maioria dos grupos de rap protestante capixabas já tocaram em algum HHMC, que teve início nas praças dos bairros Nova Brasília e Oriente, em Cariacica, onde moram os integrantes.


Jonathas Pereira, 36, líder dos Sacerdotes da Luz, crê no poder de transformação que há na Palavra de Deus e entende que o rap é um instrumento atual e eficiente para comunicá-la a todo o tipo de público, sobretudo adolescentes, jovens e adultos, que são os principais adeptos do estilo.



O último HHMC foi realizado na Praça de Itararé, em Vitória, sendo a primeira vez do projeto na Capital

“As letras de rap na maioria são bem conscientes e também apontam os erros, falam sobre preconceitos... A diferença é que o rap cristão já usa mais a Palavra de Deus. Nas nossas canções falamos muito sobre a vida do crime em geral (tráfico, roubos, e etc..) e também falamos muito dos nossos testemunhos e de Deus, é claro”, explica o líder.


Trajetória


Jonathas conta que desde adolescente decidiu seguir a carreira artística no rap. ”Ouvi uma música que é de um grupo paulista chamado Câmbio Negro e ali me interessei pelo ritmo do rap. Fui atrás de mais grupos para conhecer mais sobre o rap e quando chegou o ano de 2002 fui convidado a participar de um grupo chamado ‘S.O.S do Gueto’. Fiz parte deste grupo durante 10 anos, até eu me converter. Passei um ano afastado até começar a fazer rap cristão”, contou o missionário.

Os Sacerdotes da Luz são formados por Jonathas, Emily (sua filha) e Vanderli nas vozes, e pelo DJ Renato

O líder do grupo conta que foi pela oração que surgiu o nome Sacerdotes da Luz. “Queria fazer algo para levar o Evangelho e me veio o nome ‘Sacerdotes’ que pode ser transliterado como ‘canal de benção de Deus na terra’. Quis complementar, pois a Palavra de Deus diz que temos que ser luz. Por isso o nome ficou Sacerdotes Da Luz”, conclui Jonathas.