Holy Raps
“Hombridade” é tema da Oficina de Rap em unidade socioeducativa
Projeto Rei das Ruas – Arte Educação inicia nova turma da oficina que gravará o rap composto do decorrer dos encontros

Após o encerramento da turma feminina das Oficinas de Ritmo e Poesia (Rap) que o Projeto Rei das Ruas – Arte Educação promoveu na Unidade Feminina de Internação (UFI), os integrantes do projeto iniciaram no último dia 20 de outubro a nova turma das oficinas, desta vez no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), que conta com 13 adolescentes.
Enquanto com as meninas o tema trabalhado durante as oficinas foi “Sonhos”, que ao final dos seis encontros deu origem à música “Meninas Sonhadoras” – composta e interpretada pelas adolescentes e lançada ao vivo no Programa Chama Viva, na Rádio Alegria Alegria – os meninos estão meditando sobre o tema “Hombridade”, que dará origem a um rap ao final dos seis encontros, que têm previsão de conclusão no dia 24 de novembro.

Três encontros já aconteceram com os adolescentes da CSE nos quais palestras sobre o tema têm sido ministradas para inspirarem os adolescentes na composição de suas poesias. Aspectos da hombridade como responsabilidade, compromisso, comprometimento, integridade e coragem para admitir os erros e se arrepender já foram trabalhados nas oficinas já têm gerado boas poesias a partir dos workshops ministrados pelo músico, compositor e produtor Gustavo Gouvêa (Googha).
“Estamos trabalhando os processos de inspiração, escrita, expressão e ritmo para que as poesias sejam compostas, expressadas e cantadas em cima da base instrumental de forma ritmada. Trabalhar com eles têm sido um processo muito abençoador. Eles estão conseguindo absorver o conteúdo e passar para o papel de forma bem sucedida. Atualmente estamos trabalhando com foco na expressão e no canto ritmado. Eles estão empolgados e nós também, esperando um bom resultado”, disse Googha.
Palestras e apresentações
O missionário Dan Severiano palestrou sobre o tema em duas ocasiões, no dia 20 de outubro, na abertura das oficinas, dando um panorama sobre o que significa a hombridade e no dia 3 de novembro, trazendo o aspecto a integridade. Googha palestrou no dia 27 de outubro, abordando os aspectos da responsabilidade e do comprometimento, além de apresentar as músicas de seu grupo de rap VersoVivo em algumas ocasiões.

Além deles, o rapper MC Anderson esteve presente no encontro do dia 27 de outubro, falando sobre sua carreira e trabalhos, além de ter apresentado músicas dos seus diversos álbuns. Ele também presenteou os adolescentes com o seu CD “Glorifica” e com as coletâneas “Versos ao Rei” volume 1 e 2, idealizadas pelo artista.
No próximo encontro, no dia 10 de novembro, o grupo de rap Sacerdotes da Luz estará presente, falando sobre sua carreira, projetos, dividindo experiências e obviamente tocando seus raps aos presentes. No quinto encontro, dia 17/11, já será o momento da captação das vozes dos adolescentes através do “estúdio Rei das Ruas”. E no encerramento da oficina, no dia 24 de novembro, a música pronta será apresentada aos adolescentes.
Essa fase do projeto Rei das Ruas – Arte Educação está sendo realizada com o apoio dos editais Funcultura da Secretaria de Cultura do Espírito Santo.